Logo

Alunos desenham imagem gráfica para peças do TASA

Inspirados pela arquitetura algarvia, a simpatia das suas gentes e as cores intensas desta paisagem, a turma do 9º ano de Educação Visual do Colégio Internacional de Vilamoura concebeu uma série de imagens gráficas para uma linha de produtos de cozinha da segunda fase do Projecto TASA.

Os 25 alunos conheceram o projeto, as peças para as quais iriam criar as imagens e o propósito da sua colaboração, ou seja, tornarem-se os designers de uma nova imagem gráfica a ser aplicada em produtos algarvios dedicados à Dieta Mediterrânica.

O processo de trabalho, que implicou um olhar curioso sobre a identidade algarvia e a produção de estudos para a criação de padrões e frisos, resultou em imagens surpreendentes que tornaram difícil a tarefa de eleger os melhores trabalhos.

Parabéns a todo os alunos por se empenharam na elaboração dos trabalhos e obrigado ao Colégio Internacional de Vilamoura e ao Professor João Espada por aceitarem o desafio.

A interação de jovens com o Projecto TASA é fundamental para se cumprir a missão de afirmar o artesanato como profissão de futuro.

Publicamos aqui os trabalhos vencedores na categoria “padrões” e na categoria “frisos” e também a entrevista com os alunos.

CATEGORIA PADRÕES

1º lugar: Martim Reis

Inspirado na visão de Vasco da Gama e na epopeia dos Descobrimentos.

1 Martim Reis

2º Lugar: Rodrigo Faria

Inspirado no sol, no mar (correntes frias e quentes) e no “coração do bom povo algarvio”, coração que é, ao mesmo tempo um motivo utilizado nas chaminés.

3º Lugar: Anabela Sousa

Inspirado nos raios de sol, no céu e nos pomares de laranjas do Algarve.

CATEGORIA FRISOS

1º Lugar: Betina Menescal

Inspirado nas platibandas algarvias, junta duas das geometrias tradicionalmente utilizadas.

1 Betina Greca Menescal

2º Lugar: Gil Verganista

Inspirado nas platibandas algarvias e nos tons da areia, do mar, campos, laranjas e marisco.

3º Lugar: Salvador Freitas

Inspirado nas praias e chaminés algarvias, nas cores e geometrias escolhidas.

ENTREVISTA AOS ALUNOS

Como se sentiram no papel de designers do Projecto TASA? Como descrevem esta experiência?

Esta experiência cativou a maior parte da turma, talvez por os melhores trabalhos terem a honra de entrar em peças que vão ser vendidas a nível nacional e internacional.

Foi um pouco difícil para todos nós, pois as ideias, muitas vezes, não surgiam o que demonstra a enorme capacidade de imaginação de um designer.

O que é que aprenderam sobre o património algarvio durante a investigação que fizeram no âmbito deste trabalho?

Durante a investigação a turma procurou, principalmente, a costa algarvia, descobrindo padrões que as casas mais velhas têm, praias desconhecidas, entre outras coisas. Os alunos que se viraram mais para o interior, descobriram a simpatia que as pessoas locais demonstram, tal como, mais uma vez, os padrões encontrados nas casas.

Qual foi a solução que adotaram? E porquê que escolheram essa abordagem?

Maior parte da turma preferiu especificar o trabalho realizado referindo principalmente a costa algarvia, talvez por ser um destino mundial, e ser o motivo do Algarve ser tão conhecido.

 Como é que decorreu o processo de trabalho dentro da turma?

O processo de trabalho foi a parte em que a turma demorou mais, mas trabalhou, em geral, muito bem.

Que resultados esperam do vosso trabalho?

Todos nós ambicionamos ter o nosso próprio padrão à venda num mercado nacional ou internacional, e por isso todos nós nos esforçamos para fazer o nosso melhor, e por isso acho que os resultados deste trabalho vão ser positivos.

Acham que os jovens podem vir a apostar no artesanato como profissão? Que ideias têm para ajudar-nos nessa missão?

Como tudo, se formos bons e trabalharmos para algo temos futuro, e isso acontece no artesanato, se houver o talento num jovem e esse talento for trabalhado, aí sim o artesanato pode vir a ser uma profissão promissora.

A ideia que damos é inserir nas aulas de E.V. turnos de artesanato e não ficarmos apenas pelo papel e lápis.

Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais
  • PROMOTOR:
    CCDR
  • GESTÃO DO PROJETO:
    ProActive Tur
  • APOIOS:
    Algarve 21