Logo

Projecto TASA lança série de 12 produtos combinando tendências do design e ancestralidade das técnicas artesanais

 

16_Convite_TASA

 

Do intemporal grés de Silves surge um prático amolador de facas preparado para a cozinha moderna. Este é um dos doze novos produtos que o Projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Actuais – lança ao público no dia 22 de setembro. Cada um deles conta uma história, não só dos habilidosos artesãos que os fizeram, como do olhar criativo de designers e da cultura que lhes subjaz. A série inspira-se nos patrimónios de Alcoutim, Loulé e Silves, convocando os seus saberes, memórias e matérias naturais.

Alexandra Gonçalves e Ana Rita Aguiar, as mais recentes criadoras do Projecto TASA mostram-nos como é possível combinar as tendências do design com a ancestralidade das técnicas artesanais e os materiais da terra, trazendo novas propostas e continuidades para o artesanato português.

Colaboraram com as designers 16 artesãos algarvios e foram utilizados o barro, a cana, o grés, a madeira, o algodão, a palma e a palhinha. Este trabalho faz parte de uma estratégia de intervenção em prol da revitalização das artes tradicionais que está a ser realizada com o apoio das Câmaras Municipais de Alcoutim e Silves.

A apresentação dos novos produtos acontece às 18h:00 em Loulé na Rua 5 de outubro nº 36, à qual se segue uma conversa em que artesãos, designers e instituições responsáveis partilham os seus pontos de vista sobre o lugar do artesanato na atualidade.

Este evento integra-se na Residência “Designers de Loulé” que acontece de 10 a 24 de setembro no âmbito da iniciativa “Loulé Criativo”.

O Projecto TASA é uma iniciativa da CCDR Algarve, iniciado em 2010, e neste momento está a ser dinamizado pela empresa de turismo responsável – Proactivetur.

Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais
  • PROMOTOR:
    CCDR
  • GESTÃO DO PROJETO:
    ProActive Tur
  • APOIOS:
    Algarve 21