Logo

Residência criativa “Designers de Loulé” promove o diálogo com os saberes tradicionais

Três designers nascidos em Loulé retornam com um novo olhar sobre as suas origens, promovendo o encontro com artesãos e o cruzamento entre os universos da tradição e da inovação, para a criação de produtos com alma louletana. Este é o desafio lançado pela Residência “Designers de Loulé” que acontece de 10 a 24 de setembro no âmbito da iniciativa “Loulé Criativo”.

Na senda do que o município de Loulé tem vindo a fazer em torno da valorização do seu património, artes e ofícios, a residência surge como uma oportunidade para promover o diálogo entre os saberes tradicionais e um pensamento mais concetual e contemporâneo sobre os mesmos. A terra e as suas tradições serão o laboratório para a criação, reflexão e partilha que se irá proporcionar em estreito envolvimento com a comunidade local.

A residência inaugura no dia 10 de setembro com a conferência “Sobre o futuro das tradições artesanais” que junta Investigadores, designers e instituições responsáveis, para abordar estratégias de integração das tradições artesanais nos eixos da relevância cultural e económica da sociedade contemporânea. Tem como convidados Fernando Poeiras (Investigador e docente da ESAD), Dália Paulo (Comissária do Programa de Apoio às Artes do Algarve) e Álbio Nascimento (Designer).

Entre 12 e 16 de setembro haverá diariamente, ao final da tarde, aulas a pé e tertúlias, abertas ao público, sobre diferentes aspetos do património local, “Loulé Medieval”, “Loulé moderno”, “Os ofícios nas lojas históricas”, “Comeres da terra” e “Transformar a terra”. Estas conversas serão animadas por investigadores, conhecedores e apaixonados pela cultura local e pretendem trazer conhecimento e inspiração para a residência.

resid

No dia 22 de setembro, o Projecto TASA apresenta 12 novos produtos que aliam as artes tradicionais do Algarve e o design, elaborados nos concelhos de Alcoutim, Silves e Loulé. Associa-se a esta apresentação uma conversa com as instituições, os artesãos e designers envolvidos. Mais informação aqui.

No sábado, dia 24, a Cerca do Convento, local privilegiado de circulação do público, transforma-se numa grande roda de empreita, juntando as empreiteiras do concelho de Loulé aos curiosos que queiram experimentar as várias técnicas de trabalhar a palmeira-anã, um ícone da tradição artesanal deste território.

Ainda neste sábado, ao final da tarde, será feita a apresentação preliminar das experiências de criação realizadas no decorrer das duas primeiras semanas de residência.

designersOs nove produtos resultantes da residência entram posteriormente em fase de desenvolvimento e estarão em exposição a partir de Dezembro. O objetivo é que estes produtos valorizem e dinamizem a produção artesanal do concelho, projetando-a para um novo patamar, onde haja uma maior oportunidade para a sua continuidade.

A residência irá envolver nove artesãos das artes do metal, empreita, cestaria, cabedal, madeira, lã, olaria, uma unidade de produção de doçaria tradicional e três designers de produto naturais de Loulé, mas que têm desenvolvido as suas carreiras noutros locais do país e do mundo. O promotor é a Câmara Municipal de Loulé e a curadoria é do Henrique Ralheta que conta com o apoio à organização da Proactivetur/Projecto TASA.

Conheça o programa no site www.loulecriativo.pt.

Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais
  • PROMOTOR:
    CCDR
  • GESTÃO DO PROJETO:
    ProActive Tur
  • APOIOS:
    Algarve 21