Logo

Experiências Criativas

Organizamos experiências relacionadas com as artes tradicionais e os seus novos usos, que podem ser realizadas nas oficinas dos artesãos ou noutros espaços a combinar. Os workshops podem ter a duração de meio dia (3 horas) ou um dia inteiro (6 horas). São vocacionados para grupos de adultos, crianças ou famílias. Permitem experimentar a trabalhar com o Barro, a Cortiça, a Palma, o Linho, a Cana, a Madeira, a Latoaria e outros materiais.

O programa de oficinas pedagógicas é uma forma das gerações mais novas contactarem com as tradições da região e também de se envolverem ativamente e de forma criativa com a cultura local.

OFICINAS PEDAGÓGICAS – WORKSHOPS CRIATIVOS COM LATOARIA E CANA

IMG_1275

Em 2017 a Proactivetur/Projecto TASA promoveu o projeto “A arte do latoeiro” que visou reativar um ofício eu se encontrava praticamente extinto no Algarve. Este projeto foi apoiado pelo Programa Tradições da EDP e realizou-se em parceria com a Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de S. B. Messines. Desta iniciativa resultaram quatro novos latoeiros que se encontram a exercer a atividade numa oficina na vila de S.B. Messines, onde produzem peças tradicionais e contemporâneas e na qual decorrem vários tipos de experiências criativas.

Antes do monopólio do plástico e da industrialização do metal, os recipientes (normalmente para líquidos) eram produzidos em chapas de aço revestidas de estanho ou de zinco, cortadas e moldadas com o auxílio de ferramentas simples. O balde é um dos objetos icónicos da latoaria, produzido artesanalmente e usado de forma corriqueira na vida rural. Para criar um balde em miniatura é necessário pegar nas ferramentas do latoeiro – tesoura, martelo, bigorna, fieira  – para cortar, moldar e soldar.

3

A cana é um material natural que abunda junto das ribeiras e cursos de água da região. As crianças e jovens de antigamente criavam com uma simples cana múltiplos brinquedos e brincadeiras dando aso à sua imaginação. Neste workshop irá construir-se alguns objetos que marcaram a infância das gerações passadas: o “cartaxinho” (instrumento musical que imita o som do pássaro com o mesmo nome), o apito e a caixinha de cana.

Local: S. B. Messines

Nº de participantes: 25

Faixa etária: 10-16 anos

Duração: 6H

Programa:

  • Receção
  • Introdução
  • Divisão dos grupos
  • Oficina de latoaria: identificação das ferramentas; produção do balde (corte da chapa, enrolar na calandra, vincar na fieira, moldar na bigorna, soldar e fazer a asa)
  • Oficina da cana: Identificação dos utensílios; construção dos objetos (“cartaxinho”, apito e caixinha de cana). Implica cortar, lixar, perfurar e executar outras operações necessárias à produção das peças.

Informações e reservas: Proactivetur | Tel. 289 416 198 | mail@proactivetur.pt

Preço sob consulta. O pedido deve ser realizado com uma antecedência mínima de 8 dias úteis em relação à data pretendida.

Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais
  • PROMOTOR:
    CCDR
  • GESTÃO DO PROJETO:
    ProActive Tur
  • APOIOS:
    Algarve 21