A criação do projeto
A conceção, coordenação geral e promoção do Projeto TASA são da CCDR Algarve. A elaboração e desenvolvimento da primeira fase do projeto (2010-2011) foram executados pela empresa “The Home Project”. O documentário audiovisual que acompanha esta 1ª fase do projeto foi realizado pela CESO CI Portugal. O TASA faz parte integrante da iniciativa “Articular para Intervir” promovida e financiada pela CCDR Algarve e pelo PO Algarve – QREN. Contou com o apoio da Fundação Gulbenkian para o financiamento do design gráfico e tradução do livro TASA.
Esta primeira fase envolveu 35 Jovens que contactaram com as artes tradicionais, bem como 11 artesãos. Foram criados 27 produtos com nova imagem e função e 5 empresas de artes tradicionais tiveram consultadoria nas áreas de comunicação. Estiveram envolvidas na comercialização dos produtos do projeto 10 entidades. Foi criado um blog, editado um livro que sistematiza a experiência do TASA e realizado um filme de 30 minutos que documenta todo o processo.
O projeto apoiou-se no trabalho dos investigadores do Centro de Estudos de Património da Universidade do Algarve, Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, Museu do Trajo de S. Brás de Alportel e Museu Municipal de Tavira que estudaram e disponibilizaram a história de cada um dos produtos e traçaram o perfil, publicado no livro e no blog, de cada um dos artesãos envolvidos.