Já somos Unidade Produtiva Artesanal
A Proactivetur acaba de ser reconhecida como Unidade Produtiva Artesanal (UPA) e as artesãs da equipa (Cláudia Guerreiro e Vanessa Flórido) obtiveram o estatuto formal de artesão em três áreas relacionadas com as técnicas de entrelaçados com fibras vegetais.
Este estatuto é para nós um marco importante e consolida uma etapa no caminho da sustentabilidade das atividades artesanais em risco de extinção na região do Algarve.
As duas jovens artesãs integraram a equipa do Projecto TASA na sequência do Programa de intervenção “Artesãos do Séc. XXI” que decorreu de Fevereiro a Maio de 2018 e envolveu seis aprendizes.
Esta iniciativa promovida pela Proactivetur – turismo responsável – no âmbito da gestão do Projecto TASA, pretendia responder de forma direta à necessidade de transmitir conhecimentos nas artes dos entrelaçados a uma nova geração de artesãos e fomentar a inovação das tecnologias ancestrais.
O estatuto enquadra-se no Registo Nacional do Artesanato criado por decreto-lei em 2001, e integra a informação relativa aos produtores artesanais reconhecidos como tal. Este processo, no Continente, é da responsabilidade do IEFP, IP, com a assessoria técnica e administrativa do CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.