Nova fase, nova vida para o Projecto TASA
A Proactivetur – Turismo Responsável, entidade que, atualmente, dinamiza o Projecto TASA, arranca agora para a segunda fase do projeto na criação de 15 novos produtos de artesanato, que incorporem técnicas ancestrais a soluções atuais.
A CCDR Algarve promoveu esta aquisição de serviços visando o desenvolvimento de uma nova fase do TASA para consolidar e expandir sustentadamente esta projeto reforçando o tecido socioeconómico das Áreas de Baixa Densidade do Algarve.
Nesta segunda fase, o projeto irá integrar novos artesãos na rede, outras técnicas tradicionais e matérias locais do Algarve, bem como da região do Alentejo e da Andaluzia. O envolvimento das referidas regiões, neste trabalho, enquadra-se nas atividades das ações propostas pelo Presidente da CCDRAlgarve, Eng.º David Santos, quando assumiu as funções de Presidente da Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia. Terá igualmente a missão de Incentivar o envolvimento de jovens através do trabalho com três escolas da região algarvia.
Os novos produtos de artesanato TASA serão criados com novas funções e imagem, conjugando técnicas de design com técnicas artesanais e envolvendo materiais tradicionais. Até ao final deste ano estarão prontos e poderão ser comercializados no mercado.
A nova fase do Projecto TASA irá integrar o artesanato em várias iniciativas turísticas, tais como workshops sobre artes tradicionais na lógica do turismo criativo.
O património e a dieta mediterrânica são os temas inspiradores deste novo ciclo de trabalho em prole da valorização do artesanato algarvio.