Logo

 

Cesta de Piquenique

 

 

 

CANDEEIRO DE CORTIÇA

 

 

Reativar o ofício da latoaria no Algarve

No Algarve (e também a nível nacional) a arte da latoaria corre o risco de extinção, por causa da desvalorização e desinvestimento a que esta atividade assistiu nas últimas décadas, o que impediu a renovação de artesãos e sua capacitação para se adaptar aos tempos atuais.

Em 2017, com o apoio da EDP (Projeto “A arte do latoeiro” – Programa Tradições) conseguimos formar 4 novos latoeiros num modelo de transmissão de saberes mestre-aprendiz. Foi criada uma linha de produtos de latoaria contemporânea (à venda na nossa loja online). Realizaram-se workshops com escolas e comunidade dando a oportunidade para experimentar os materiais e as técnicas do latoeiro.

O vídeo realizado documenta o processo em que os aprendizes aprendem com o mestre, replicando (ainda que em modo acelerado) o que era a prática habitual na preparação de novos artífices e artesãos.

Numa segunda fase, a decorrer até Setembro de 2018, a missão de reativar este ofício consolida a sua estratégia através do reforço da capacitação dos novos latoeiros, do apoio à sustentabilidade da atividade, do envolvimento mais ativo e direto da comunidade com o propósito de tornar a latoaria uma tradição viva, que a vila vive.

Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais
  • PROMOTOR:
    CCDR
  • GESTÃO DO PROJETO:
    ProActive Tur
  • APOIOS:
    Algarve 21