Logo

 

Cesta de Piquenique

 

 

 

CANDEEIRO DE CORTIÇA

 

 

Lilia Lopes

 

A ARTISTA CERAMISTA

Lília Cabrita Lopes é pintora e ceramista, nascida nos anos sessenta em S. Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves.
Começou a sua atividade como uma terapia, trabalhou durante alguns anos numa oficina e, finalmente, por conta própria no seu Atelier Dois LL, já lá vão mais de 20 anos.
A Lília considera que fazer pintura em azulejo ou cerâmica é algo mágico e sempre surpreendente! As reações químicas que se dão dentro do forno durante a cozedura a altas temperaturas, transforma as cores e só no final, depois de a temperatura baixar, e abrir o forno, é que se vê o resultado.
Diz que o “bichinho” de meter as mãos no barro resulta de ter crescido numa família de doceiras e de tanto ver fazer os típicos bolos de amêndoa do Algarve.
Considera que colaborar com o Projecto TASA é sair da zona de conforto e tentar chegar ao que outra pessoa idealizou.
O que mais a entusiasma é a criatividade, a transformação. “Qualquer peça, qualquer trabalho que faça, é um pouco de mim, seja em azulejo ou cerâmica”.
Repara que o artesanato já vai sendo mais valorizado mas reclama mais apoios nos canais de divulgação e venda, na formação, para conseguir captar jovens para continuar as artes e ofícios tradicionais.
Acredita que se deve valorizar o artesão como um artista.

Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais
  • PROMOTOR:
    CCDR
  • GESTÃO DO PROJETO:
    ProActive Tur
  • APOIOS:
    Algarve 21