MARIA E RUI
IRMÃOS MANTÊM VIVA A TRADIÇÃO DA AZULEJARIA
O Rui e a Maria são a equipa de irmãos à frente da Aresta Viva, uma pequena oficina familiar de azulejaria localizada em Faro, e criada pela mãe em 1989, na sequência de um curso de azulejaria e restauro de azulejos.
Durante a infância e ao longo do seu percurso educativo, passaram horas a experimentar e a criar objetos em barro, o que “constituiu a incubadora da nossa paixão pelos azulejos”. Esta paixão, aliada à importância que atribuem à recuperação e divulgação das artes e tradições culturais do seu país, motivam-nos a continuar este projecto.
É através da exploração e aprimoramento da riqueza artística das técnicas artesanais ancestrais que definem o seu trabalho, quer na reprodução de azulejos antigos como na criação de peças originais.
O trabalho do atelier centra-se na reprodução de azulejos Hispano-Mouriscos, utilizando técnicas como ‘corda seca’ e ‘aresta viva’ – nome de uma técnica cerâmica que também designa o atelier.
Dedicam-se à reprodução de azulejos tradicionais portugueses do século XVII e também à criação de azulejos e painéis originais e customizados.
Entre os seus clientes encontra-se a loja do Museu Nacional do Azulejo em Lisboa, e algumas lojas de artesanato especializadas em Portugal. Também trabalham diretamente com clientes particulares, arquitetos e designers de interiores que procuram projetos personalizados.